Re: Versionamento de modelo de dados com PostgreSQL

From: Ivanelson Nunes <ivanelsonnunes(at)gmail(dot)com>
To: garcia(dot)manuel1987(at)gmail(dot)com
Cc: pgsql-pt-geral(at)lists(dot)postgresql(dot)org
Subject: Re: Versionamento de modelo de dados com PostgreSQL
Date: 2018-07-23 18:49:36
Lists: pgsql-pt-geral

Boa tarde!

Eu utilizo uma ferramenta chamada Sqitch:
https://github.com/sqitchers/sqitch

Ela é uma ferramenta bem simples e não é impositiva, basicamente possui 03
scripts(deploy, revert, verify), na documentação você vai entender.

Por exemplo, você poderia escrever algo no script SQL que identificasse o
tipo de ambiente, se Homologação, Produção ou Desenvolvimento. Talvez uma
tabela de configuração, para você salvar o "Tipo de Ambiente".

Exemplo de criação de um "Esquema novo" no Sqitch:

sqitch add appschema -n 'Add schema for all flipr objects.'
Created deploy/appschema.sql
Created revert/appschema.sql
Created verify/appschema.sql
Added "appschema" to sqitch.plan

Agora dentro de cada arquivo *.sql você vai colocar seu SQL ou PL/PgSql
para criar o seu "esquema".

Exemplo em deploy/appschema.sql, ficaria assim:

-- Deploy escola:schema_escola to pg
BEGIN;
-- XXX Add DDLs here.
create schema escola;