Re: "migração" de versão

From: Flavio Henrique Araque Gurgel <fhagur(at)gmail(dot)com>
To: Samuel Teixeira Santos <arcanosam(at)gmail(dot)com>
Cc: pgsql-pt-geral(at)lists(dot)postgresql(dot)org
Subject: Re: "migração" de versão
Date: 2018-04-20 14:46:14
Lists: pgsql-pt-geral

Em sex, 20 de abr de 2018 às 16:18, Samuel Teixeira Santos <
arcanosam(at)gmail(dot)com> escreveu:

> Olá pessoal, tudo bom?
>
> Apenas compartilhando uma supresa que tive.
>
> Em minha estação de desenvolvimento, uso o PostgreSQL Binaries
> https://www.enterprisedb.com/download-postgresql-binaries
>
> São os binários fornecidos pela EDB. Qual o seu sistema operacional?
Para Windows, a comunidade agora tem recomendado usar os binários da
OpenSCG aqui:
https://www.ope <https://www.openscg.com/bigsql/postgresql/installers.jsp/>
nscg.com/bigsql/postgresql/installers.jsp/
<https://www.openscg.com/bigsql/postgresql/installers.jsp/>
Para Debian/Ubuntu você instala o repositório apt,postgresql.org e para
Redhat/CentOS/Fedora yum.postgresql.org

Mas teoricamente não há problema no que você baixou, a EDB é conhecida e
muitos desenvolvedores do PostgreSQL trabalham lá.

> Quando tive esta idéia, eu estava querendo aprender como rodar uma
> instância do Postgres de outro usuário e achei prático usar a opção acima
> sem necessidade de compilação, podendo rodar localmente.

Você pode fazer isso mesmo com os pacotes normais de uma distro. Basta
inicializar um diretório com initdb, configurar uma porta não usada e subir
o servidor como seu usuário.

> Comecei usando o Postgres 9.5.6 e vi aqui que agora está na 9.5.12.
>
> Baixei o binary da 9.5.12 e por curiosidade, só movi a pasta de dados para
> esta nova instalação.
>
> E está tudo funcionando aparentemente... e não vi nada de estranho no log
> também e o postgresql.conf da versão anterior e atual praticamente igual.

O que você fez está absolutamente correto.
Em alguns casos (raros) é necessário tomar ações adicionais, você deve
sempre ler o Release Notes de todas as versões que "saltou".
Note bem: o que você fez só funciona para a mesma versão majoritária. Me
parece que você está atento a isso. Não daria para instalar a 9.6 ou a 10
por exemplo.

> Posso utilizar estes binaries em um servidor de produção?

Pode. Eu prefiro os repositórios oficiais da comunidade (Linux) ou OpenSCG
(Windows) mas você não precisou seu S.O.

> Posso alternar a versão (dentro da mesma versão e da forma como fiz) e
> apontar para o diretório de dados e tablespaces que podem estar até em
> outro servidor ?

Não entendi essa pergunta. Se você está querendo acessar seus dados via
algum tipo de drive de rede, não, isso não funciona e é até perigoso.

> É mais seguro a instalação do postgres via sistema operacional ou assim
> bem customizado?

Tudo depende dos seus conhecimentos técnicos.

> *P*ost *S*criptum:
>
> Por favor, ao encaminhar as mensagens "globais"(não direcionadas somente a
> minha pessoa):
> 1. *Apague* o *meu e-mail* e o meu *nome* no corpo da mensagem.
> 2. *Apague* também qualquer *endereço de e-mail* e *nome* que esteja no
> corpo da mensagem

Esta lista é pública, se você realmente se preocupa com isto, pare de
enviar e-mail aqui.
Esse tipo de mensagem só consome recursos de rede e disco dos servidores de
e-mail que custam caro para manter.

> 3. Inclua *seus destinatários* apenas na opção de *cópia oculta (Cco ou
> Bcc)*.
>
> Agindo assim *podemos* dificultar a disseminação de vírus, spams e banner.
> Acho que vale a pena tentar.

Sinceramente, nada a ver, isso só dificulta a compreensão de uma discussão
saudável.

[]s
Flavio Gurgel