Re: Replicação via repmgr + native stream replication

From: daniel silva <daniel(at)cresolconfederacao(dot)com(dot)br>
To: pgsql-pt-geral(at)lists(dot)postgresql(dot)org
Subject: Re: Replicação via repmgr + native stream replication
Date: 2018-09-10 11:46:14
Lists: pgsql-pt-geral

Em 07-09-2018 11:59, Cleiton Luiz Domazak escreveu:
> Boa tarde.
>
> Tenho um ambiente onde o antigo DBA utilizou o repmgr. E hoje estou
> precisando adicionar uma segunda replica para utilizar como "dump server".
>
> Mas minha dúvida é em relação a utilizar o modo nativo do PostgreSQL
> via stream replication, quando eu realizar o base_backup e uma segunda
> replica for adicionada, se pode causar algum efeito colateral no repmgr?
>
> Nunca utilizei o repmgr em Prod e quero so me garantir que uma simples
> replica possa f... o cluster todo.
>
> Obrigado à todos.

Cleiton,

Qual versão está rodando seu cluster do Postgresql? qual versão está
rodando no repmgr?
Pode compartilhar as configurações do archive_command, wal_level e
archive_mode?
Se você quer um servidor de backup, seria melhor utilizar o barman [1]
para esse caso.
Sobre atachar novo servidor pela replicação nativa, teria que validar
qual sua configuração atual.
Nesse link[2], existe uma implementação parecida com que você precisa.
Esses outros links [3][4], possui o que você precisa.

OBS: Antes de executar procure realizar teste em ambiente isolado para
validar a hipótese, ou seja, faça um POC para validar.

[1] http://docs.pgbarman.org/release/2.2/index.html
[2]
https://www.slideshare.net/GabrieleBartolini/from-0-to-100-business-continuity-with-postgresql
[3]