Importar arquivo com segmentos

From: Douglas <douglas(dot)rauber(at)gmail(dot)com>
To: pgsql-pt-geral(at)lists(dot)postgresql(dot)org
Subject: Importar arquivo com segmentos
Date: 2021-02-24 13:01:53
Lists: pgsql-pt-geral

Bom dia!

Alguém pode dar uma dica de como importar um arquivo pro postgresql com
"segmentos" no *mesmo arquivo*?
Vou exemplificar.
tenho um arquivo com tres tipos de registros com tamanho fixo, por exempolo:

Registro do tipo Pessoa
tipo_registro, inteiro, 1 dígito, fixo 1 (pode ser 1-PESSOA, 2-ENDERECO,
3-TELEFONE)
id, inteiro, 7
nome, texto, 50

Registro do tipo Endereco
tipo_registro, inteiro, 1 dígito, fixo 2 (pode ser 1-PESSOA, 2-ENDERECO,
3-TELEFONE)
id_pessoa, inteiro, 7
rua, texto, 50
cidade, texto, 50
uf, texto, 2

Registro do tipo Telefone
tipo_registro, inteiro, 1 dígito, fixo 3 (pode ser 1-PESSOA, 2-ENDERECO,
3-TELEFONE)
id_pessoa, inteiro, 7
numero, texto, 10
descricao, texto, 50

Eu tenho um arquivo de 1GB com esse tipo de informação (aqui simplificada).
Eu preciso importar esse arquivo pra 3 tabelas distintas (pessoas,
enderecos e telefones), cada uma com seu conjunto de informações. Há como
fazer isso diretamente pro banco ou preciso escrever um programa pra
realizar essa importação?

Muito obrigado!

Douglas