Re: Dúvidas sobre configuração PostgreSQL

From: Everton Catto Heckler <evertonch(dot)bg(at)gmail(dot)com>
Cc: pgsql-pt-geral(at)lists(dot)postgresql(dot)org
Subject: Re: Dúvidas sobre configuração PostgreSQL
Date: 2018-06-01 21:03:29
Lists: pgsql-pt-geral

Olá buenas Rudimar

Sou programador também assim como você !!!

O que vou dizer não sei se é o certo mas é o que eu faria inicialmente.

Em 1 de junho de 2018 16:16, Rudimar <rudimarstoll(at)gmail(dot)com> escreveu:

> [...]
> em novo projeto, pois sou fã e gosto muito de usa-lo, mas preciso começar
> da forma certa. Hoje tenho o Postgresql aqui na empresa com base de 50GB
> rodando bem.
>
> Peço ajuda em algumas dúvidas.
>
> - Qual codificação para banco vocês aconselham usar? Nessa instalação que
> tenho aqui era "UTF8", mas tenho problemas, como inserts com algum tipo de
> caracteres especial, até no PGadmin III se for em "tools" e "Server
> Status", fica apresentando erros de "Sequencia de bytes inválidos para
> codificação "UTF8" no monitoramento. Então "latin1" seria uma melhor

o mais aconselhável é UTF8, qual o encode que sua aplicação usa ?? talvez
isso que está ajudando a aparecer esta mensagem.
mas pode ser outras coisas também.
é preciso verificar melhor pq está dando isso no PGadmin, mas falando como
programador o encode mais correto seria o UTF8.

> - Seria possível usar "Schemas" para diferenciar cada cliente, ou não
> aconselhado? Ideal seria criar um Database para cada Cliente?

isso depende muito da sua aplicação, e tem N fatores para decidir isso.

itens para se pensar por exemplo:
- os usuários compartilharão dados ?
- a base será grande ??
- o sistema compartilhará fonte ??

isso o que eu pensei (eu com pouca experiencia) caras com mais experiencia
vão falar muito mais coisa eheheheh

> Por hoje era só isso.
>
> Rudimar.

Forte Abraço