Re: Tabela com 200 milhões de registros

From: Fábio Telles Rodriguez <telles(at)timbira(dot)com(dot)br>
To: marcell(dot)ribeiro(at)gmail(dot)com
Cc: pgsql-pt-geral(at)lists(dot)postgresql(dot)org
Subject: Re: Tabela com 200 milhões de registros
Date: 2018-08-25 10:40:04
Lists: pgsql-pt-geral

Em sáb, 25 de ago de 2018 às 02:19, Marcell Ribeiro <
marcell(dot)ribeiro(at)gmail(dot)com> escreveu:

> Bom dia. Estou com uma tabela com mais de 200 milhões de registros e
> gostaria de saber se alguém aqui tem algum tabela grande como essa e como
> fazer pro select ser mais rapido (e a busca também). Ja fiz os índices e
> vaccuum. Também já ajustei o postgresql.conf pra utilizar 90% da RAM do
> servidor, no caso 8 GB.

200 milhões pode ou não ser muita coisa. Depende de como a sua consulta
está sendo realizada, de quantos registros quer retornar, das condições que
está filtrando no WHERE, de uma série de questões.

Também não sei como está ajustando o seu postgresql.conf, nem como você
está alocando memória lá, existem várias configurações possíveis, eu
começaria olhando o https://www.pgconfig.org/#/tuning

Para saber como a sua consulta está sendo executada de verdade você precisa
analisar o EXPLAIN da consulta. Falei um pouco sobre isso no PGConf Brasil
2018: https://www.slideshare.net/telles/explain-this

> Não sei se é o correto, mas estou validando com um SELECT * e está
> demorando mais de 1h e nada.
>
> --
>
> <https://about.me/marcellribeiro?promo=email_sig&utm_source=product&utm_medium=email_sig&utm_campaign=gmail_api&utm_content=thumb>
> Marcell Ribeiro
> about.me/marcellribeiro
> <https://about.me/marcellribeiro?promo=email_sig&utm_source=product&utm_medium=email_sig&utm_campaign=gmail_api&utm_content=thumb>

--
Atenciosamente,
Fábio Telles Rodriguez

Timbira - A empresa brasileira de Postgres
http://www.timbira.com.br