Ajuda em modelagem p/acesso transparente

From: Neto pr <netopr9(at)gmail(dot)com>
To: pgsql-pt-geral(at)lists(dot)postgresql(dot)org
Subject: Ajuda em modelagem p/acesso transparente
Date: 2018-08-13 00:15:59
Lists: pgsql-pt-geral

Ola pessoal

Vejam se podem me ajudar a definir como proceder neste problema.

Em uma rede de hospitais, presentes em varias cidades, temos uma
instancia rodando em cada cidade.
Para todas as cidades as tabelas são as mesmas.
Porem, precisamos que de um ponto central, seja possível fazer
pesquisa em qualquer cidade, mas sem explicitar a instancia que está o
dado, pois pode ser que o gestor nao saiba.

Um exemplo de pesquisa:

Select * from Pacientes where cpf = 123455667663;

O problema é que posso não saber em que cidade o paciente está,
portanto não teria como por exemplo explicitar exatamente a instancia
da cidade dele, para uma conexão direta na base dele por exemplo,
teria que ser algo transparente, como num banco de dados distribuido.

Estava pensando talvez em fazer replicação, por exemplo: para cada
registro inserido em uma instancia x, replica para a base central.
Talvez alguem tenha outra ideia.

Alguém saberia informar se o postgreSQL tem algum recurso para Banco
de dados distribuidos, que poderia ser util para este problema?.

Qualquer comentário/dica é bem vindo.

[ ]'s Neto