Re: Quota por usuário no postgreSQL

From: Cleiton Luiz Domazak <cleitondomazak(at)gmail(dot)com>
To: carlosadean(at)linea(dot)gov(dot)br
Cc: pgsql-pt-geral(at)lists(dot)postgresql(dot)org
Subject: Re: Quota por usuário no postgreSQL
Date: 2018-09-28 22:09:31
Lists: pgsql-pt-geral

On Fri, Sep 28, 2018 at 9:01 PM Carlos Adean <carlosadean(at)linea(dot)gov(dot)br>
wrote:

> Olá,
>
> Algum expert sabe dizer se é possível implementar quotas por usuário no
> postgreSQL?

Você poderia explicar melhor o que você quer dizer com quotas por usuário?
Pois se for como quotas de recursos como no SQL Server com as Resources
Pool, realmente seria uma grande funcionalidade para o PostgreSQL, mas
infelizmente nativamente não há, mas se alguém da lista tiver alguma
solução conhecida de terceiros...

> Estamos planejando o desenvolvendo de um ambiente onde os usuários terão
> permissão de somente leitura a um banco de dados e a partir desse executar
> queries e gravar os resultados em seu próprio espaço, ou em suas próprias
> tabelas.

Com as infos que você passou não ficou claro como que você irá distribuir
esses dados, mas estou assumindo que tudo está no mesmo cluster e na mesma
database, então você poderia usar essa segmentação dos dados via
schemas[1], assim você poderia controlar o acesso read only no schema de
origem, e cada usuário iria possuir seu proprio schema, isso se você
desejar manter tudo na mesma database, senão você poderia segmentar por
database também.

1- https://www.postgresql.org/docs/current/static/ddl-schemas.html