Re: Postgres e CentOS 8

From: André Ormenese <aormenese(at)gmail(dot)com>
Cc: Comunidade PostgreSQL Brasileira <pgsql-pt-geral(at)lists(dot)postgresql(dot)org>
Subject: Re: Postgres e CentOS 8
Date: 2020-06-01 21:10:25
Lists: pgsql-pt-geral

Em seg., 1 de jun. de 2020 às 16:58, Leandro Guimarães Faria Corcete DUTRA <
l(at)dutras(dot)org> escreveu:

> Mas não foi o que fizeste, explico.

> Sugiro deixar um [h]top ao menos rodando para capturar o problema.

Ok !!!

> O que indicaria um problema do CentOS. Só para descartar um eventual
> problema do núcleo do sistema, eu sugeriria um telinit 1 da próxima
> vez

Ok !!!

> .

> ¿Mas quais?

Processos gerados quando se executa um select. Como esse abaixo gerado
através de um select no pgadmin.

PID USER PR NI VIRT RES SHR S %CPU %MEM TIME+
COMMAND
24913 postgres 20 0 20,5g 234108 231492 R 60,9 0,4 0:13.07
postmaster

Mas não é só o banco que fica lento. A máquina como um todo, senta.

> ¿Mas por quê? O PostgreSQL é nativo do BSD, onde foi criado e que
> desenvolveu-se em grande parte para atender as necessidades do Ingres;
> e normalmente o BSD é mais leve — a menos que precises dalgum aspecto,
> por exemplo de gestão ou escalabilidade, que o BSD (ainda) não
> fornece.

Estamos padronizando os servidores em CentOS por conta de algumas
facilidades de instalação/administração de certos sistemas (ElastisSearch,
é um deles), e também na velocidade de atualização do ports do FreeBSD. Fiz
a migração meio a contra gosto, mas fui convencido pelo tempo de
atualização das aplicações do ports.

> ¿Por que CentOS? Ele é basicamente um /clone/ do Red hat. A menos que
> precises homologar um sistema para Red hat sem pagar por isso, a
> plataforma preferida, depois do BSD, é Debian ou algum derivado seu.

Porque é o padrão adotado pela Universidade onde trabalho. Mantemos o mesmo
padrão por conta de compatibilidade e suporte (interno, na universidade).

> Outra coisa, parece que o CentOS está na 8.0.1905 — ¿em que
> versão estás? Já verificaste se não há algum erro conhecido corrigido
> entre a tua versão e a 1905?

CentOS Linux release 8.0.1905 (Core)