Re: Auxilio na estruturação de base de dados

From: Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro <l(at)dutras(dot)org>
To: Márcio Antônio Sepp <marcio(at)zyontecnologia(dot)com(dot)br>, pgsql-pt-geral(at)lists(dot)postgresql(dot)org
Subject: Re: Auxilio na estruturação de base de dados
Date: 2019-03-16 00:17:30
Lists: pgsql-pt-geral

Le ven. 15 mars 2019 à 15:11, Márcio Antônio Sepp
<marcio(at)zyontecnologia(dot)com(dot)br> a écrit :

> A minha dúvida é na modelagem da tabela de produtos da nfe, pois pensei em utilizar como chave primária o <numero da nfe> + <código do produto>, mas esbarrei em casos em que o mesmo produto consta mais de 01 vez na nota.

Ou seja, o que modelas é uma linha da NF, não um tipo de produto.
Isso torna óbvio que o adequado é:

> Daí to na dúvida sobre qual seria a chave primária apropriada:
> <Numero da nfe> + <numero do item na nota>

Já que código de produto passa a ser apenas um atributo, e não parte
do identificador da linha.

> Entenda como <numero do item na nota> a posição que o item vai ocupar na nota fiscal (se é o primeiro, segundo, terceiro.... item da nota)
>
> Desculpe te mandar email no particular. Soh não sei mais qual é a lista que devo pedir ajuda.

A lista adequada é já há tempos
mailto:pgsql-pt-geral(at)lists(dot)postgresql(dot)org — copiada. Embora me
pareça meio fora de tópico, não creio que seja totalmente irrelevante.
E não sei dalguma lista específica de modelagem.

Reafirmo minha sugestão anterior de usar um ERP livre como, por
exemplo, o Odoo. É um trabalho insano desenvolver um sistema de
gestão empresarial, e não faz sentido começar do zero.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191 gTalk: xmpp:leandrod(at)jabber(dot)org