Re: Aumento de shared_buffer

From: Sebastian Webber <sebastian(at)swebber(dot)me>
To: Hortencia Campos <hortenciadsc(at)gmail(dot)com>
Cc: pgsql-pt-geral(at)lists(dot)postgresql(dot)org
Subject: Re: Aumento de shared_buffer
Date: 2020-02-13 00:31:39
Lists: pgsql-pt-geral

Em qua., 12 de fev. de 2020 às 19:07, Hortencia Campos <
hortenciadsc(at)gmail(dot)com> escreveu:

> Pessoal, boa noite.
>
> Eu vi em alguns fóruns que o PostgreSQL não funciona muito bem quando se
> coloca um valor muito alto no parâmetro shared_buffer. Alguém tem alguma
> experiência com a utilização de muita memória no PostgreSQL?

Teoricamente ele suporta até ~8.8TB (8796093014016 bytes) mas obviamente eu
nunca testei um valor tão grande.

> Pra esclarecer o que seria "muito alto", trabalho com um ambiente que a
> shared_buffer está em 32gb e podemos aumentar pra até 200gb.

Eu fico pensando se vale a pena. Como é o tamanho do teu banco? e o tamanho
da maior tabela (junto dos indexes)? Como ta o hit ratio[1]? Achei uma
thread interessante sobre na lista oficial[2], dá uma olhada que tem alguns
comentários interessantes.

> Alguém saberia dizer se poderia ser problemático esse aumento?

Acho que vale a pena montar um cenario de teste e computar os resultados.
somente isso vai comprovar se é ou não uma boa idéia.

> Agradeço desde já!

1.
http://www.craigkerstiens.com/2012/10/01/understanding-postgres-performance/
2.